PUBLICO ALVO

Você já ouviu falar em Publico Alvo? Recentemente estava conversando com um amigo, ele me contou sobre o seu desejo em compartilhar o seu conhecimento em gestão estratégica e não conseguia projetar o uso do seu conhecimento.

Assim como ele, conheço muitas pessoas que esbarram no mesmo bloqueio, que é de fato não saber para quem está fazendo algo ou vendendo um produto. Particulamente enfrento este problema (com certa frequência) onde praticamente me deparo com uma página em branco e não sei por onde começar e se começar, para quem eu vou falar e este mesmo pensamento, podemos aplicar com facilidade para aqueles que querem vender algo.

Neste texto, desejo compartilhar com vocês o meu conhecimento sobre como Construir uma Audiência entendendo o seu Publico alvo e como juntos poderemos melhorar o seu entendimento sobre ele.

QUEM É O SEU PUBLICO ALVO? VOCÊ CONHECE ELE?

Hoje em dia com a quantidade de informações disponíveis na internet e centenas de concorrentes, fica cada vez mais difícil entregar o produto certo para a pessoa certa. E de certa forma, fica mais difícil estabelecer um padrão com um único nicho de público. Me depararo com algumas pessoas que tentam abraçar o mundo todo, diversificam o seu produto para tentar atender vários nichos ao mesmo tempo, sendo que o fato de diversificar não garante que você está conseguindo se conectar com o seu público.

Não conseguir criar esse elo com o seu público é o que leva muitos negócios a fecharem as portas sem entender o motivo. Quem nunca criou um produto incrível e quando foi vender não teve o retorno esperado. Se o produto é tão bom e não tem concorrente direto, porque não decolei? Muitas falências ocorrem pelo fato do negócio não ter lucro e posso garantir que a falta de lucro ou melhor dizendo, a falta do público adequado é um problema que deveria ter nascido lá no plano do negócio, onde mapeados o público alvo.

Mas o fato de mapear o público alvo não vai garantir que o seu negócio tenha essa possibilidade de criar um elo com o meu publico alvo. Após o mapeamento do seu nicho, existe um passo que vou compartilhar com você, este passo é: O Avatar do seu Publico Alvo!

O QUE É UM AVATAR

 

O Avatar é a personificação do seu publico alvo, com ele fica muito mais fácil de saber o que ou como você vai conduzir o seu negócio, tudo isso através de uma premissa de como é o seu público alvo. – Ficou complicado? Vou melhorar. Vamos usar o meu blog como exemplo.

O meu blog que tem como objetivo contribuir com temas que geralmente são abordados dentro de uma empresa com uma visão mais simples e objetiva. Tendo em vista esse objetivo, quem é o meu público-alvo? De cabeça, podemos dizer que são pessoas que trabalham ou vivem com a gestão de pessoas, projetos, processos e negócios todos os dias e que precisam de orientação para algumas armadilhas da vida. Mas aí aparecem as perguntas: O blog vai falar apenas com essas pessoas? Então quer dizer que precisa de um conhecimento para entender o conteúdo? O seu público precisa cair em armadilha para acessar o conteúdo? Então, para facilitar a produção de conteúdo, criei um avatar para entender de fato quem é esse público.

COMO CRIAR UM AVATAR

Para a criação de um avatar, alguns pontos precisam ser identificados para garantir que o seu avatar tenha a personalidade mais próxima do seu público-alvo, para isso, você precisará coletar algumas informações que muitas vezes estão disponíveis através da sua página no facebook, relatório de acessos do seu site, mas se você estiver começando do zero o seu negócio e não sabe por onde começar, existe algumas ferramentas de marketing digital que podem auxiliar com essas informações. São 5 pontos que precisamos identificar, são eles:

  1. Identificação Social
  2. Necessidades
  3. Desejos
  4. Receios
  5. Solução

Identificação SocialCostumo dizer que é o grupo onde definimos o sexo, onde o avatar mora, onde ele trabalha e etc. Com essas informações praticamente voltadas ao lado social do avatar serão muito valiosas para a construção da sua comunicação com eles.

Necessidades. Trata exatamento do que o seu publico alvo precisa, o que levou o seu publico alvo a procurar um produto que possivelmente será o seu, quais são os possíveis problemas enfretados por ele. Todas essas questão estarão mais claras para você no momento que você explorar esse universo de possibilidades que serão cruzadas com a sua proposta.

Desejos. Todo mundo que enfrenta um obstáculo ou uma dificuldade automaticamente projeta seus desejos para o universo (ou google) e o universo (ou google)  pode apresentar a sua solução. Mas você sabe quais são os desejos do seu publico alvo? Realmente pensar por outra pessoa é complicado, mas se a gente pegar o nosso produto e transformar ele de fato no desejo de outro, conseguimos executar o pensamento. Vou dar um exemplo: Tenho um livro digital sobre as 5 ferramentas que vão ajudar você a enfrentar a crise no Brasil, com isso, tomo como premissa que o principal desejo do meu avatar é COMO SAIR DA CRISE.

Receios. Sabe quando vamos dormir com aquela pulga atrás da orelha? Ou quando passamos horas e horas preocupados? Algumas pessoas têm medo de perder dinheiro, perder oportunidade enquanto outras têm medo de não conseguir jogar aquele jogo maneiro quando chegar em casa. Enfim, todos temos medo e receios. Se você conseguir identificar quais são esses pontos, você terá pistas preciosas sobre o perfil do seu público.

Solução. Com base nos desejos e receios, podemos projetar qual é a solução que o meu publico alvo está procurando. Temos que pensar se o nosso produto de fato vai solucionar o problema dele. Muitas vezes o avatar pode acreditar que a solução está em ter muitos acessos, ter muitas vendas… Mas o grande desafio que temos em relação ao nosso avatar, é garantir que ao longo do tempo seremos capazes de orienta-lo para descobrir a solução ideial.

Abrangendo esses 5 pontos, teremos a ficha do nosso avatar pronta. Conhecendo o seu avatar, você terá informações suficientes para iniciar uma busca para identificar concorrentes, produtos similares e etc.