Registro de Domínio. Em três passos vou resumir tudo o que você precisa saber.

Após o término deste post, você terá todo o conhecimento para registrar um domínio .com.br ou qualquer outro domínio como por exemplo o famoso .com. Além disso, vou te explicar o conceito por trás de cada extensão de domínio, como escolher a melhor extensão para o seu projeto e até escolher a melhor empresa para registra-lo. Boa leitura!

Neste post você você encontra respostas para as seguintes perguntas:

  1. O que é um Registro de Domínio?
  2. Quais são os tipos de Domínio disponíveis para registro?
  3. 3) Onde posso registrar o meu Domínio?

1) O que é um Registro de Domínio

Um registro de domínio é praticamente o seu endereço na internet. Ele permite que qualquer pessoa possa escrever o seu endereço “de forma amigável” e como resultado a internet retornará o seu site ou o seu blog.

Mas para que você entenda de verdade a função do domínio e como isso tudo funciona, vou explicar um pouco mais sobre isso.

Fazendo uma analogia bem rápida, o seu registro do domínio na internet é como se fosse o endereço da sua casa. Vou explicar melhor: Na sua cidade as ruas são identificadas pelo C.E.P (Código de Endereçamento Postal) e com este código qualquer pessoa do mundo poderá localizar sua residência ou comércio. Na internet é assim também.

O seu site ou blog fica guardado (hospedado) em um computador (esse computador não é o mesmo que você usa em casa ou no trabalho) que fica conectado na internet 24 horas por dia, este computador chamamos de Servidores, eles são responsáveis em armazenar (hospedar) o seu site ou blog. Estes servidores ficam em lugares imensos, com muitos outros computadores chamados de Datacenter (Centro de Dados).

Este datacenter que fica conectado na internet, tem um endereço físico como Rua Alameda dos Vendos, quanto no mundo digital. Este endereço digital é conhecido por IP (Internet Protocol – Protocolo da Internet) que no fundo é como se fosse o CEP do local deste lugar chamado Datacenter.

Tudo bem até aqui? Então vamos continuar.

Este Datacenter possui um IP, por exemplo: 10.0.0.1. Este código digitado no seu navegador retorna um resultado, pode ser um site, uma imagem ou qualquer outro arquivo que esteja guardado neste servidor.

Para deixar mais claro para você, a ilustração abaixo representa este processo que expliquei antes.

Cenário 1. Antes do Registro do domínio:

No passo #1, caso você queira acessar o seu blog antes de realizar o registro do seu domínio, o seu datacenter disponibilizará um I.P (“CEP Digital”), 10.121.10.325. No momento que você digitar este I.P no seu navegador, o datacenter retornará para você um resultado. Este resultado pode ser o seu blog.

Para facilitar e tornar a navegação mais amigável, registramos esses I.Ps em empresas especializadas em registros de domínio para a internet. O principal papel dessas empresas é reservar o nome do seu blog/site e apontar automaticamente para o datacenter. Na prática fica mais ou menos assim:

Cenário 2. Após o Registro do domínio:

Você, usuário, digita no navegador o seguinte endereço: www.rbco.com.br. Após apertar o enter, o navegador vai procurar por este endereço em uma grande lista pública (Nesta lista estão publicados todos os sites do mundo) e ao localizar este endereço na lista, o navegador então recebe como resultado o número do IP correspondente. Veja um exemplo da lista pública abaixo:

Quer saber mais sobre o Registro do Domínio? Preparei um post exclusivo onde entro em detalhes sobre o Registro de Domínios. Clique aqui

2) Quais são os tipos de Domínio disponíveis para registro?

Existem duas categorias de dominio, Nacionais e Internacionais. A categoria de domínios nacionais é conhecida pelo .br no final de cada endereço. Mas dentro do .br existem muitas categorias, cada uma para uma atividade fim específica, como por exemplo:

.com.br

Categoria muito usada no Brasil devido o período da popularização da internet no país. Muitas pessoas até hoje não sabem o signigicado do ‘.com.br’.

A tradução para esta categoria é Comércio do Brasil. Esta categoria “deveria” ser usada apenas para os empreendimentos comerciais, mas na prática não é assim que funciona. Hoje muitos sites pessoais e blogs usam esta categoria apenas pela popularização do nome, pois na Registro.br (Registradora legal no Brasil) você encontra outras categorias como blog.br, adv.br, edu.br e muitas outras.

.com

Esta categoria também ficou muito famosa aqui no Brasil no período da popularização da internet. Assim como o .com.br, a categoria de domínio .com representa os sites relacionados ao Comércio.

Com isso, essas duas categorias são as mais usadas no mundo independente da sua categoria fim. Lembrando que essas categorias são importantes e mesmo se o seu caso for uma categoria de Advogado (adv.br), recomendo sempre que quando disponível, garanta essas categorias para evitar que outra pessoa use o nome do seu negócio ou projeto com um conteúdo que não seja o seu.

Se você quer saber mais sobre os Tipos de Domínio

Recomendo que continue a leitura clicando aqui. No post, entro em detalhes sobre o conceito do Registro do Domínio e sobre os Tipos de Domínio disponíveis no mercado.,

3) Onde posso registrar o meu Domínio?

Para registrar o seu domínio recomendo os dois caminhos abaixo:

Para Registro .br (Nacional):

Para registrar o seu domínio aqui no Brasil basta acessar o site da registradora legal brasileira. Digite ou clique aqui para acessar a Registro.br (www.registro.br). O valor do registro do tipo .com.br é de R$40 por ano e pode ser pago via cartão de crédito (liberação instantânea) ou por boleto bancário.

Para Registro .com (Internacional):

Para registrar o seu domínio, recomendo o Datacenter DREAMHOST. A Dreamhost está no top 5 dos maiores e melhores datacenters do mundo, isso quer dizer que é uma empresa de qualidade e alta disponibilidade.Com eles, você pode registrar o seu domínio .com ou aproveitar e contratar o serviço de hospedagem. A vantagem de contratar o servidor com eles é que a primeira anuidade do seu domínio .com é gratuita! Então clica aqui para conhecer a DreamHost.

Resumindo os três passos:

  1. Acesse a empresa para verificar a disponibilidade do registro.
  2. Para registros nacionais, acesse www.registro.br
  3. Para registros internacionais, acesse www.dreamhost.com

Encontrando a disponibilidade, siga os passos orientados por cada empresa registradora;

  1. Realizar o pagamento do registro;
  2. Aguardar a confirmação do pagamento.

Para aprofundar a leitura sobre esse assunto, recomendo os seguintes posts:

Se você gostou deste post, deixe a sua avaliação e o seu comentário.

Obrigado!