Como Registrar um Domínio

Registrar um Domínio

Registrar um domínio para muitas pessoas é um mistério onde poucas pessoas sabem o que é, onde fazer, quanto custa e etc. Mas para outras pessoas é tão simples quanto criar uma conta no facebook. Até o final deste post você será uma dessas pessoas que sabem tudo sobre registro de domínio e não deixará passar mais nenhuma oportunidade para ter um nome na internet.

Leia até o final e ganhe 20% de desconto no plano de hospedagem ILIMITADO da Dreamhost

O que é um Domínio na Internet

Um domínio da internet é como o endereço da sua casa. Vou explicar melhor: Na sua cidade as ruas são identificadas pelo C.E.P (Código de Endereçamento Postal) e com este código qualquer pessoa do mundo poderá localizar sua residência ou comércio.

Agora imagine a situação, para cada pessoa que precisa localizar você no mundo ela precisa lembrar exatamente do seu CEP. Para facilitar, criaram os Endereços que são nomes “amigáveis” para facilitar a sua localização e colocaram números em todos os imóveis desta rua para garantir que cada unidade tenha uma identificação própria.

Pegando essa analogia, o Registro de um Domínio nada mais é que “um nome amigável para encontrar o seu site na internet”.  Ainda não ficou claro? Vou explicar mais. O seu site fica guardando em um Hotel para sites (conhecido por Servidor) e para torna-lo acessível de qualquer lugar do mundo, este Hotel oferece um C.E.P digital, conhecido como I.P.

Logo que usuário digita este código em um navegador, qualquer pessoa poderá acessar e navegar no seu site. Este Hotel disponibiliza um I.P (Ex.: 10.0.0.1) para que os navegadores possam acessar e mostrar todo o conteúdo ao usuário. Como um C.E.P, o I.P é um código complicado de memorizar e para facilitar criaram os “Endereços amigáveis para esses códigos”.

Hoje quando alguém quer acessar o seu site você não precisa pegar aquele rascunho com o código anotado e passar toda aquela sequencia de números, basta falar o seu famoso WWW e ta lá, mais um acesso para o seu site.

Tipos de Domínio

Assim como as ruas da sua cidade, na Internet existe algumas regras ou melhores práticas para criar o melhor endereço. Seguindo a analogia das ruas, na sua cidade você encontra Ruas, Estradas, Avenidas e Rodovias, cada tipo com uma característica onde seu nome passa automaticamente uma imagem clara do que ela representa, por exemplo, quando você escuta a palavra “Avenida”, automaticamente vem na sua mente aquelas avenidas extensas, cheias de vias e com um fluxo enorme de carros.

Quando você escuta Rua, vem aquele sentimento de uma rua pequena, com um fluxo pequeno de carros e com um comércios na calçada. Na internet é mais ou menos assim. Quando falamos de um site .com.br automaticamente vem a imagem de um site brasileiro, que representa um negócio ou um comércio aqui no Brasil.

Quando você escutar um site com o final .com, automaticamente você sabe que este site é internacional. Você pode não saber o que significa, mas de cara você sabe a origem deste domínio. Hoje, você pode registrar o endereço do seu site Nacional ou Internacional. Veja como:

Domínios Nacionais

Tipos de Domínio pode ser o famoso (.com.br) que vem sempre depois do nome do seu site, sendo que muitas pessoas não fazem ideia do significado por trás dessa extensão. Aqui no Brasil o (.com.br) ficou famoso pois no início da popularização dos sites brasileiros, muitos comércios disponibilizaram suas páginas/sites usando este tipo de domínio e com isso, a maior parte dos sites brasileiros são .com.br.

Para domínios nacionais, você pode registrar um domínio por categorias como Universidades, Pessoas Físicas, Profissionais liberais, Cidades e Pessoas Jurídicas. São muitas opções para cada categoria, vou destacar os mais relevantes:

  • ART.BR – Artes: música, pintura, folclore
  • COM.BR – Atividades comerciais
  • ECO.BR – Atividades com foco eco-ambiental
  • EDU.BR – Instituições de ensino superior
  • BLOG.BR – Web logs
  • ADM.BR – Administradores
  • ADV.BR – Advogados
  • ARQ.BR – Arquitetos

Além desses citados acima, você pode encontrar o melhor tipo de domínio visitando a lista de categorias do Registro.br clicando aqui. Hoje em dia a escolha da categoria do seu domínio é importante para ter maior similaridade ao conteúdo que será publicado e quebrando um mito de que domínios sem ter o .com.br ou .com não aparecem no Google, isso é uma mentira!

Fique à vontade para escolher a melhor categoria para representar o seu site e registre no Registro.br.

Domínios Internacionais

Como os domínios nacionais, existe também uma outra categoria para domínios internacionais. Na prática não muda nada, apenas a ausência do .br no final das categorias ou a inclusão de outra sigla que represente o país onde você está registrando o domínio. O tipo mais famoso, depois do .com.br é o .com.

Este domínio que tem como origem a palavra inglesa “commercial” (tradução: comercial) é a extensão mais usada no mundo! Como o .com.br, esta a extensão representa sites relacionados a negócios presentes na internet. Além do .com, você encontra uma outra enorme lista com possibilidades para registrar o seu domínio internacional. Vou listar aqui os mais relevantes:

  • .net- Representa a palavra “Network”.
  • .org – Representa a palavra “Organization” (tradução: Organização)
  • .biz – É muito usado quando você tem um pequeno negócio.
  • .info – É uma extensão muito usada quando você tem um site de informações.

Se você estiver procurando um domínio com nome em português, nada melhor que priorizar os domínios nacionais, mas se por acaso você encontrar o nome do seu site em domínios internacionais, aproveite e garanta também.

Onde posso Registrar um Domínio?

Domínios Nacionais

Para registrar domínio nacionais o melhor lugar é no Registro.br. O Registro.br é um departamento responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínio que usam o .br. Acesse www.registro.br, informe o nome desejado e faça uma busca e o sistema verificará a disponibilidade do nome.

Caso o nome desejado estiver indisponível, o Registro.br apresentará outras opções de registro para o mesmo nome com extensão diferentes. O valor do registro é cobrado anualmente e na data deste post o valor é de R$ 40 por ano (R$ 3,33 por mês). Este valor pode ser pago por boleto ou cartão de crédito e qualquer pessoa pode solicitar um registro de domínio.

Domínios Internacionais

Para domínios internacionais você encontra empresas brasileiras que oferecem o serviço de registro ou se preferir, você pode comprar um registro direto com as registradoras internacionais.

Clique aqui e ganhe 20% de desconto na contratação do plano de hospedagem da DreamHost

Essas informações você pode selecionar o melhor tipo de domínio para que as pessoas possam acessar o seu site e contratar com uma das empresas que recomendei acima encontrando o melhor custo. Se você gostou deste post compartilhe com seus amigos, siga a TuB nas redes sociais e deixe aqui em baixo o seu comentário dizendo qual a empresa que você registra o seu domínio. Abraços!

More Articles for You

Qual é o objetivo do SCRUM?

Vou começar este post escrevendo a frase mais usada em relação ao SCRUM: SCRUM é a metodologia para fazer projetos …

Quando usar o SCRUM! Descubra em 1 minuto.

No SCRUM você tem a oportunidade de trabalhar o desenvolvimento do seu produto de forma eficiente, priorizando o que de …

Console de Buscas do Google

O que é o Console de Buscas do Google Console de Buscas do Google (Antigo Ferramentas para Webmaster) é uma …

Registro de Domínio. Tudo que você precisa saber em 3 passos.

Registro de Domínio. Em três passos vou resumir tudo o que você precisa saber. Após o término deste post, você terá …

Registrar Domínio .com. Tudo o que você precisa saber.

Registrar Domínio .com é tão indexado quantos os Domínios Nacionais .com.br Começo este post com a frase acima pois muitas …