Desde o nosso nascimento fomos apresentados a esta palavra que assombra muitas pessoas até hoje: Mudança. Desde sempre, somos colocados em situações que precisamos mudar e muitas vezes mudamos de lugar, direção, dinheiro, produtos e etc. Simplesmente mudamos!

Mudamos de vida, novos hábitos, e mudamos para aprender coisas novas, ou buscar novo estilo de vida, fazer uma revisão dos valores, das regras e dos compromissos.

Se mudamos é porque queremos algo de melhor e muitas vezes não levamos em consideração o Impacto desta mudança no ambiente em que estamos inseridos. Neste artigo, vou direcionar a Mudança para o ambiente de Gestão.

Quando estamos gerenciando um projeto, desenvolvendo um sistema ou até mesmo indo para uma reunião, estamos 100% expostos as mudanças. Pode ser uma mudança de sala, horário e etc, mas a questão não é apenas a mudança e sim outros critérios que essa mudança trás em si.

Toda mudança trás uma série de impactos (positivos e negativos) no ambiente e precisamos lidar com todos esses impactos. Em um ambiente de gestão de projetos, sabemos que um projeto dificilmente terminará exatamente como ele foi planejado, pois somos afetados o tempo inteiro por situações que podem levar a uma mudança e como Gerente de Projeto, precisamos ter o cuidado de registrar qualquer mudança no projeto.

O PMBOK descreve três tipos distintos de mudanças:

  1. Ação corretiva – mudança que em bom português brasileiro tem o objetivo de “trazer o projeto de volta aos trilhos”, isto é, realinhar o desempenho futuro do projeto ao desempenho planejado.
  2. Ação preventiva – mudança com o foco no tratamento de um risco, ou seja, na redução da probabilidade ou do impacto negativo de um risco.
  3. Reparo de defeito – mudança com o foco de reparar um defeito em algum produto do projeto ou substitui-lo.

Em muitos casos, essas mudanças não são registradas, mas você que chegou até aqui tenho uma solução para você!

Criei uma planilha no Google Drive para registrar as mudanças do seu projeto de forma que você pode editar em qualquer lugar as informações e compartilhar com toda a Equipe e Stakeholders.

Nesta planilha, levei em consideração pontos importantes que precisam ser registrados, mas você pode alterar ela de acordo com a necessidade do seu projeto.

  • Prioridade
  • Solicitante
  • Data Solicitação
  • Descrição
  • Justificativa
  • Análise de Impacto (Estimar Esforço, Estimar Custo e Estimar Atrado)
  • Classificação
  • Responsável
  • DeadLine
  • Status
  • Comentários

Estou compartilhando com você está planilha no Google Drive para que você possa usar online ou salvar e trabalhar no Excel.

Desejo que esta planilha possa auxiliar a sua gestão e tornar o seu dia mais eficiente. Se você gostou, sentiu falta de alguma coisa ou gostaria de contribuir melhorando ela, use os comentários logo abaixo para deixar sua mensagem que terei o imenso prazer em responder.

Acesse a Planilha Registro de Mudança no Google Drive e Boa sorte!

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dwuiZvBUC4vES0k0XiRhjUwK08akiqLlwdIqsfplY_c/edit?usp=sharing

 

Abraços.