Gráfico Burn Down e Burn Up. Acompanhamento Ágil

Gráfico Burn Down e Burn Up

Neste post, quero compartilhar com vocês um pouco sobre os dois gráficos essenciais para o monitoramento e o controle de projetos gerenciados com metodologia ágil.

Quando iniciei o gerenciamento dos meus projetos com metodologia ágil, conheci esses dois gráficos que são ótimos para o acompanhamento das interações e a evolução das minhas entregas. Vou falar um pouco sobre os gráficos.

Gráfico de Burn Down

Burn Down (Queimando para baixo), que vem da representação gráfica onde o eixo y (vertical) representa a quantidade de trabalho/pontos e no eixo x (horizontal) a quantidade de dias de trabalho para “queimar” a quantidade.

exemplo base do gráfico

A regra para trabalhar neste gráfico é simples: Total de trabalho e fazemos uma média de entregas ou pontos que precisam ser queimados por dia até o final da interação, logo, conseguimos projetar uma linha de planejamento diário.

Durante a reunião diária (daily meeting) registramos a quantidade de trabalho/pontos “queimados” durante um dia de trabalho, com isso, começamos a projetar nossa linha Real x Planejado.

Exemplo do Gráfico Burn Down

Exemplo Gráfico de Burn Down em GIF

Resumindo: O Gráfico de Burn Down é o apoio ideal para acompanhar a evolução de uma interação (sprint) onde o objetivo é “zerar” a quantidade de trabalho/pontos que foram planejados.

Gráfico de Burn Up

Este nome em Inglês, significa “Queimando para cima”, que vem da representação gráfica onde o eixo y (vertical) representa a quantidade de trabalho/pontos que foram entregues por interações (sprint)  e no eixo x (horizontal) a quantidade de dias de trabalho que temos para “queimar” a quantidade de trabalho/pontos.

Exemplo do Gráfico Burn Up

Exemplo Gráfico Burn Up

A regra desse gráfico é parecida com o Burn Down, a única diferença é que pegamos o total de trabalho/pontos do backlog do produto e encontramos a média otimista para cada interação/sprint ao longo do projeto. Ao término de cada interação, registramos a quantidade de trabalho/pontos que foram entregues.

Este dois gráficos, são essenciais para a sua gestão ágil e estou disponibilizando os arquivos no Google Drive para que você possa criar os seus e trabalhar desde já.

Link para cópia do Gráfico Burn Up:

https://goo.gl/vTf8GR

Link para cópia do Gráfico Burn Down:

https://goo.gl/g5rvKH

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos, siga me nas redes sociais e deixei o seu comentário.

Obrigado!

 

More Articles for You

Qual é o objetivo do SCRUM?

Vou começar este post escrevendo a frase mais usada em relação ao SCRUM: SCRUM é a metodologia para fazer projetos …

Quando usar o SCRUM! Descubra em 1 minuto.

No SCRUM você tem a oportunidade de trabalhar o desenvolvimento do seu produto de forma eficiente, priorizando o que de …

Console de Buscas do Google

O que é o Console de Buscas do Google Console de Buscas do Google (Antigo Ferramentas para Webmaster) é uma …

Registro de Domínio. Tudo que você precisa saber em 3 passos.

Registro de Domínio. Em três passos vou resumir tudo o que você precisa saber. Após o término deste post, você terá …

Registrar Domínio .com. Tudo o que você precisa saber.

Registrar Domínio .com é tão indexado quantos os Domínios Nacionais .com.br Começo este post com a frase acima pois muitas …